Ophir Restaurada

A Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (CNCDP) editou a partir de finais dos anos ‘90 a série ou coleção «Ophir», com o subtítulo «Biblioteca Virtual dos Descobrimentos Portugueses». Disponibilizavam-se, assim, em suporte eletrónico, obras de referência para a história da expansão ultramarina que eram, na altura, de difícil acesso, por seu volume ou raridade. E facilitava-se o uso da informação aí existente, através de funções de pesquisa desenvolvidas ou adaptadas sob a supervisão de especialistas. Em pouco tempo, os CD-ROMs da CNCDP tornaram-se praticamente indispensáveis a muitos investigadores, projetos de investigação ou grandes instituições culturais.

As vertiginosas mudanças que entretanto ocorreram na conceção dos sistemas operativos e na arquitetura dos processadores determinaram também, infelizmente, um acelerado envelhecimento tecnológico dos produtos da «Ophir». Dois ou três anos depois da extinção da CNCDP (2002), os nossos novos computadores pessoais começaram a deixar de poder utilizar os primeiros números da série. Os mais recentes, tornaram-se incompatíveis logo depois.

Reconhecendo a importância desse conjunto de nove CDs, obteve o CIDEHUS as permissões necessárias para recuperar os seus conteúdos e as suas funções, em acesso aberto e sem qualquer tipo de restrição, no CIDEHUS DIGITAL. Trata-se de uma iniciativa que, logicamente, procura observar as práticas prescritas para a reprodução de grandes massas documentais na internet, além de corresponder à crescente demanda de navegação nos mais variados tipos de dispositivos informáticos. Foram, portanto, implementados novos layouts de telas e criou-se a possibilidade de exploração integrada e sistemática dos conteúdos de todos os CD-ROMs incorporados no site. Eventualmente, em alguns casos, acrescentaram-se ainda informações complementares que permitem usufruir com maior proveito das obras reproduzidas.

Tal como há muito se considera pouco avisado encarar o «restauro» de um objeto ou monumento como uma operação que os reconduza, livres de mácula, ao seu estado original, objetiva-se aqui, acima de tudo, reaver os corpora textuais da «Ophir», com a maior parte possível dos seus metadados, tornando a disponibilizá-los ao público num formato mais condizente com os recursos de que atualmente dispomos, sem mascarar os diferentes momentos de produção. Por isso mesmo, na unidade correspondente a cada volume da antiga série figura inclusive, em separado, para consulta e esclarecimento, um pontual relatório das intervenções promovidas e custeadas pelo CIDEHUS.

 

Tiago C. P. dos Reis Miranda

Fernanda Olival

CIDEHUS
Compete2020
Portugal 2020
UE
FCT
CCBY